logo_drachen

Casa Drachen Tayty

Tipo:  Residencial

Local:   Alfredo Wagner (SC)

Ano:  2016

Equipe:  Guilherme Pegorara, Egvar Hermann, Janaína Furlan, Renato Campos

Área:  157,46 m²

Materialidade: Madeira (wood frame e carpintaria tradicional) / Madeira de demolição / Alvenaria de pedra / Telha Shingle

Projeto 

Um portal de escape à contemporaneidade, para se conectar ao tempo em suas nuances elementares.

DRACHEN (do alemão = dragão) TAYTY (do tupi =ninho)
 
O Ninho do Dragão, o lar da criatura mitológica, o retorno às origens, o sincretismo medieval e aborígene. 
 
A CASA DRACHENTAYTY é a síntese de desejos comuns, de encontros e acolhimento, de viver o bucolismo, a simplicidade em conexão com o mundo físico, uma pausa a virtualidade.
 
O projeto convida a contemplara natureza espetacular das Cordilheiras da Serra Geral de Alfredo Wagner, em meio a música e as madeiras impressas de história. Matéria prima orgânica, a madeira é a protagonista do projeto, mixando técnicas de woodframe e carpintaria tradicional, que segundo Bruno “a madeira remete ao trabalho manual, ao esforço físico do corte, e àquilo que nasce da terra”.
 
Aflorando em bases de pedra em um dos cumes do terreno, DRACHENTAYTY foi concebida em 02 níveis, e 3 alas, as alas laterais estão dormitórios e serviços, e a ala central, o espaço social amplo que capta a luz e o panorama da paisagem.
 

DRACHENTAYTY se apresenta a seguir por imagens e desenhos, na paisagem multissensorial, a criatura mitológica nasce após uma gestação criativa do Couna Arquitetura, traduzindo a poesia e desejos dos clientes Bruno e Laís em madeira, terra, fogo, água e ar.

 
 
 

Galeria de Imagens

Casa Drachen Tayty

Plantas do Projeto