(48) 99850-1377 CONTATO@COUNA.ARQ.BR
Escola Internacional
Tipo: Educacional
Local: Joinville (SC)
Ano: 2023
Equipe: Ariela De Pieri, Egvar Hermann, Guilherme Pegorara, Janaína Furlan e Renato Campos
Área: 1.846,50 m²
Materialidade: Madeira (Laminada Colada (MLC) e Cruzada (CLT), Wood Frame e carpintaria tradicional) / Concreto moldado in loco / Telhado verde / Telha metálica e de policarbonato
E se Plantássemos nossas Escolas?
Projeto desenvolvido em coautoria com o escritório linha7.
A premissa para conceber o edifício foi se colocar no ponto de observação da criança, protagonista do projeto.
O conceito parte da árvore como elemento central, que nos dá frutos, oxigênio, água e madeira, o símbolo holístico e integral da vida orgânica e da conexão com a Terra.
A Madeira é uma solução sustentável, material orgânico e ancestral que faz parte do ciclo natural do planeta. Nesse projeto a Sustentabilidade é vista como herança e legado.
Hoje 40% dos recursos naturais do mundo, provenientes de extração são utilizados na construção civil, mineração, queima, processos poluentes. A madeira é uma alternativa viável que promove a regeneração do meio ambiente.
Para um mundo contemporâneo, uma arquitetura contemporânea e modular, como legos e pixels que se encaixam guiando a criatividade e a tecnologia humana.
A Madeira Laminada Colada – MLC (GLULAM em inglês) é a expressão da Green Architecture no Mundo. Técnica construtiva eficiente e racional que utiliza matéria-prima local e renovável.
Com DNA modular, a arquitetura proposta abre a possibilidade real de expansão vertical, a partir da sobreposição dos módulos das salas de aula.
Arquitetura escolar é um dever cívico e social, o espaço deve ser a extensão do programa pedagógico, acolhedor e difusor do conhecimento.
Luminosidade, ventilação e visibilidade são aspectos particulares que envolvem o processo educacional.