(48) 99850-1377 CONTATO@COUNA.ARQ.BR
A madeira é um dos materiais mais antigos utilizados ao longo da história nas construções em todo o mundo. Entretanto, sua utilização decaiu com o avanço da Revolução Industrial e consequentemente com a propagação do uso de materiais como o metal e o concreto na construção civil, cedendo espaços para grandes construções em aço e alvenaria, principalmente no contexto do mercado nacional.
Porém, o debate sobre a madeira no campo da construção civil vem sendo impulsionado pelos avanços tecnológicos e novos processos de industrialização, com isso nota-se um número crescente de projetos arquitetônicos e empresas que trabalham especificamente com a madeira, seus derivados e elementos pré-moldados.
Atualmente, muitos profissionais ainda desconhecem todas as vantagens do uso da madeira, e apesar de algumas crenças desfavoráveis em relação a sua durabilidade, resistência e custos, os avanços em relação ao material estão desmistificando questões econômicas, estruturais e de sustentabilidade relacionadas ao material e cada vez mais revolucionando essa área da construção civil.
“Se o séc. XVII foi caracterizado por trabalhos com pedras, o XVIII como o refinamento da alvenaria , o XIX como o auge da estrutura metálica e o XX como a era do concreto, isso deixa o séc. XXI à um próximo sucessor. Minha aposta é a MADEIRA.” (Prof. Alex de Rijke– Diretor da Royal College of Arts – Londres)
A madeira é um material natural e renovável, e são inúmeros os benefícios proporcionados pela mesma na construção civil, como por exemplo, sua versatilidade arquitetônica e variedade de espécies, a diminuição de tempo e de resíduos sólidos no canteiro de obras, seu poder estrutural de vencer grandes vãos e não menos importante, seu papel, quando usada de forma responsável, na sustentabilidade. Seu caráter renovável a faz uma alternativa favorável em relação ao aço e concreto que são materiais não renováveis e empregam um alto consumo energético em sua produção.
Existem inúmeras possibilidades construtivas disponíveis quando se trata da madeira, alguns exemplos mais utilizados de técnicas/estruturas disponíveis no mercado são:
Wood frame
É um sistema construtivo que faz parte do Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável) composto por montantes e travessas em madeira maciça, revestidos por chapas também em madeira, estas podem ser feitas de lascas de madeira reflorestada, como por exemplo o OSB (Oriented Strand Board) o qual possui diversas lascas coladas em diferentes direções.
Um de seus principais benefícios de uma obra em Wood frame é seu baixo impacto ambiental, caracterizada por uma construção seca e pré moldada, essa técnica além de possibilitar maior velocidade e facilidade no canteiro de obras, possibilita também o uso de sistemas de isolamento térmico e acústico, o que confere um melhor desempenho ao projeto.
CLT – Cross Laminated Timber
Consiste em diversas camadas de lâminas em madeira maciça coladas em sentido oposto e alternado.
As estruturas em CLT, por apresentarem grande força, rigidez e estabilidade, possibilitam aplicações ilimitadas na construção civil e em projetos de diversas áreas, sendo uma alternativa competitiva nas construções em aço, concreto e alvenaria tradicional popularmente utilizadas.
Pode-se ainda utilizar painéis de CLT como Lajes, paredes e coberturas, reduzindo drasticamente o tempo de obra e aumentando consideravelmente a precisão das construções, já que tais painéis são produzidos na indústria, em ambiente controlado.
MLC – Madeira Laminada Colada
A madeira laminada colada (ou Glulam) é um material estrutural caracterizado por uma sobreposição de camadas de lâminas de madeira maciça coladas em mesmo sentido.
As peças em MLC além de oferecem alta resistência e durabilidade, são conhecidas pela capacidade de vencer grandes vãos e formar peças únicas, outra grande vantagem estrutural desse material é a facilidade com que se podem reproduzir formatos arqueados ou curvos, em vigas e pilares.
LVL – Laminated Venner Lumber
Considerado um produto de alta resistência, são painéis laminados usado principalmente para fins estruturais, consiste na união de folheados rotativos de madeira cortadas ou descascadas, por um processo de colagem sob calor e pressão.
Uma de suas principais vantagens é que pode ser produzidos em inúmeros comprimentos. Seu principais usos abrangem desde vedações estruturais e não estruturais, estruturas para coberturas e até mesmo para móveis em geral.
No Brasil, como dito anteriormente, apesar da madeira ainda não ser tão disseminada no campo da construção civil, principalmente para grandes estruturas, já existem uma gama de empresas que fornecem serviços altamente especializados, como por exemplo a Smara, precursora em produzir madeira engenheirada no Brasil, a Carpinteria, escritório de cálculo estrutural com mais relevância atualmente, que otimiza todos os aspectos do projeto executivo de estruturas em madeira.
Assim como, a Crosslam que atua no segmento de madeira engenheirada, na produção e montagem de painéis, e atualmente o único produtor de painéis em CLT no país. A ITA construtora, com sua eficiência na produção de painéis em MLC, com destaque para sua obra icônica, as moradias Infantis Fundação Bradesco, e também a Rewood, empresa especializada em construções em madeira com exemplares de obras na região sul do país.