Ícone OCA ARÕANA-01

Casa Arõana

Tipo:  Residencial

Local:  Tubarão (SC)

Ano:  2024

Equipe:  Egvar Hermann, Guilherme Pegorara, Janaína Furlan, Renato Campos e Giulia Fidelis

Área: 345,77 m²

Materialidade: Aço / Madeira (Wood Frame e carpintaria tradicional) / Madeira em Shou Sugi Ban / Pedra Natural / Telha metálica sanduíche

Projeto 

A guarda das celebrações

ARÕANA (do tupi: 1. substantivo = guarda. 2. adjetivo = apropriado para, ter jeito para). “A guarda dos Zapelini”, o lar apropriado para as celebrações e o lazer da família. Sua etimologia saúda o local do projeto e apropriação de bem-estar e refúgio para amigos e familiares. É uma criatura elegante, desenhada a partir do horizonte, se abrindo para norte e poente, às margens do Rio Tubarão.

ARÕANA, é uma criação bioclimática, inspirada na arquitetura contemporânea, com um “jeito” de casa de campo, proporcionará uma experiência única junto à paisagem. Foi concebida em nível térreo, bloco único em “L”, com ampla área social e varanda junto à piscina, e à área íntima, com 3 suítes.

O projeto é estruturado por uma combinação de técnicas de construção industrial modular, entre peças metálicas e wood frame. O volume único em “L” possui cobertura metálica de baixa inclinação, mantendo a percepção de um telhado plano. A materialidade busca harmonizar tons claros e naturais, com uso de materiais e peças orgânicas, combinando revestimentos de madeira escura Shou-Sugi-Ban, gesso, pedras e piso cimentício.

Galeria de Imagens

Casa Arõana

Plantas do Projeto