(48) 99850-1377 CONTATO@COUNA.ARQ.BR
Casa Itaeté
Tipo: Residencial
Local: Rancho Queimado (SC)
Ano: 2023
Equipe: Guilherme Pegorara, Egvar Hermann, Janaína Furlan, Renato Campos, Victória Schlemper
Área: 492 m²
Materialidade: Aço / Madeira (Wood Frame e carpintaria tradicional) / Alvenaria de pedra / Telha metálica sanduíche / Telhado verde / Madeira em Shou Sugi Ban
A Casa de Aço na paisagem serrana
CASA ITAETÉ, ITÁ (do tupi = pedra), ETÉ (do tupi =. Elemento; matéria…). A “Casa de Aço” é o retorno à origem, ao elementar, a terra, provedora da matéria tectônica que evoca a etimologia para esta obra de arte inserida na perspectiva serrana, o encontro de desejos de um casal.
A CASA ITAETÉ é a expressão de referências campestres e urbanas, nasce uma criatura de alma subtropical que pousa na terra, criando pátios e jardins, com suas asas de metal e madeira. Os pórticos de aço criam amplitude no volume da área social e na área íntima, o wood frame traz privacidade em suas paredes revestidas de shou sugi ban. A cobertura metálica simétrica em 1 água, desenha a unidade dos volumes, se abrindo para o jardim social e filtrando o clima subtropical com as amplas varandas solares da fachada frontal.
O projeto é formado por dois blocos, em “H”, com modulação (8,0×9,6m), distribuída em 2 níveis: o térreo, com área social integrada, dormitórios, área de serviço e oficina; o superior, com suíte principal e demi-suítes; e o mezanino, com acesso aos terraços-jardim. O coração da casa é um vazio iluminado e orgânico, a escada escultórica que orienta e integra as duas zonas da casa, pedra, madeira, aço e natureza se encontram, dando vida à criatura arquitetônica.