(48) 99850-1377 CONTATO@COUNA.ARQ.BR
Casa Jataí
A Casa Colmeia
Jataí (do tupi = tipo de abelha sem ferrão), a “Casa Colmeia”, “lar das jataís”, é a inspiração para esta obra de arte inserida na perspectiva urbana, a síntese de desejos de um casal unido pela ciência, pesquisadores de abelhas e formigas.
Através da biomimética, um conceito de design que se inspira na natureza, a casa foi totalmente inspirada no engenhoso trabalho das abelhas Jataís. Essas criaturas constroem seus lares nas alturas, sempre acessados por um tubo de cera semi translúcido. Da mesma forma, a casa é acessada por um feixe transparente que atravessa todo o volume da arquitetura e se estende até a rua. Os brises nas fachadas foram cuidadosamente desenhados para emular os padrões presentes na colmeia, esses elementos garantem a privacidade dos espaços internos e também promovem o controle da iluminação.
A CASA JATAÍ é a expressão de duas identidades, que se encontraram para compartilhar bons momentos, para contemplar a paisagem e degustar o melhor dos mundos, em seus livros e discos. Um encontro que gerou este projeto, um retorno às origens, com referências na Escandinávia, nasce uma criatura de alma subtropical que pousa na terra se abrindo ao horizonte, sem perder a leveza, como se tivesse asas, como se fosse uma colmeia.
Matéria-prima orgânica, a madeira é a protagonista do projeto, mixando técnicas de construção seca, um prisma escultórico com cobertura metálica simétrica em 2 águas, que flui e se dobra como pele arquitetônica, habitando a paisagem e filtrando o clima subtropical com as amplas varandas solares.
JATAÍ foi concebida em bloco único, estruturada sobre base de concreto, tendo as varandas suspensas, com modulação (3,2×3,2m), distribuída em 4 níveis: inferior (garagem e serviço), térreo: área social integrada e a home office / dormitório, superior: onde está a suíte principal e estar íntimo e um mezanino valendo-se da cumeeira, onde se observa as estrelas pela claraboia estelar.