Ícone Okara-01

Okara

Tipo:  Lazer – Uso Misto

Local:  Florianópolis (SC)

Ano:  2023

Equipe:  Egvar Hermann, Guilherme Pegorara, Janaína Furlan, Renato Campos e Victória Schlemper

Área: 602,64

Materialidade: Madeira (Wood Frame e carpintaria paramétrica) / Plywood / Madeira em Shou Sugi Ban / Telha Metálica Bandeja / Telhado Verde / Policarbonato

Projeto 

O Grande Pátio Paramétrico

OKARA (do tupi: área aberta entre as ocas, terreiro). Um grande pátio coberto, templo de atividades para corpo, mente e alma. Obra de arte paramétrica e modular.

OKARA, arquitetura biofílica e design orgânico, um espaço multifuncional inserido na natureza. Desenhada em fluidez e minimalismo, uma grande estrutura de triangulações paramétricas em madeira que pousa na mata atlântica, são pilares-árvores que brotam do piso e se unem, como as copas dos garapuvus nas florestas da ilha de Santa Catarina.

Eixos de simetria definem percursos e organizam o espaço, que se desdobra na implantação de 2 módulos anexados à Okara, são ambientes de serviços e apoio, integrados por um átrio coberto, que recebe uma área de lazer externa.

O projeto foi estruturado por wood frame e carpintaria paramétrica, em superfícies revestidas de plywood, gesso e madeira shou sugi ban. A cobertura do pavilhão é feita por telhas metálicas bandeja, com fechamentos de esquadrias de madeira com policarbonato, e nos módulos, telhado-verde.

Galeria de Imagens

Okara

Plantas do Projeto